quarta-feira, 18 de julho de 2007

Eu bem queria, mas...

Estava eu a ler um post no blog do meu afilhado e senti tanta, mas tanta vontade de voltar atrás que me deu um aperto, acho que no coração.
Queria regressar ao Colégio de São Gonçalo todas as manhãs, ouvir o Sr. Padre Clemente dizer "meninos, para as aulas, já deu o primeiro toque", ohh! quem me dera.
Voltar a estudar Camões e Pessoa que tanto gozo me deu aprendê-los.
Todas as aulas ouviar o professor de IDES dizer "Bom dia, deixem-se tar sentados". Era praxe.
Tinhamos uma professora, a de sociologia, que era um amor. Mas tornavámos a vida dela num inferno. Era típico, antes do toque, já estarmos todos na sala para sujarmos a cadeira dela com pó de giz.
Quanto aos de profs de informática, um ensinava-nos truques de cartas, o outro falava de concursos de pesca.
E a professora de matemática...para ela não tenho palavras. Ou melhor, tenho. Estão a ver a H. Lima? Basta dar uma volta de 180º.
Além dos momentos em que partilhávamos histórias, bonitas ou não, aqueles professores fizeram de nós muito melhores pessoas. Ensinaram o que é o desenvolvimento sustentável, a heteronímia, trigonometria, base de dados, entre muitas outras coisas importantes. Mas acima de tudo, aqueles professores, puseram-me onde estou hoje. E em muito, aquilo que sou.
Infelizmente não temos uma máquina de regresso ao passado. A máquina que temos é a nossa memória.
Hoje estamos na faculdade sem um professor para nos orientar ou aconselhar. Hoje, olhando para aquilo que o secundário me proporcionou, acho que não gosto da faculdade. Espero amanhã não pensar assim...

3 comentários:

UnfinishedSong disse...

Não vais pensar assim. A vida é feita de fases. A faculdade é diferente. O ensino é mais distante, menos personalizado. Não há tanto contacto humano na maior parte das situações até pq o número de alunos é bem maior... Mas há profs e amigos q se tornam inesquecíveis de certeza. Mas,sim, eu também sinto saudades do secundário, dos meus amigos do secundário e sempre q estou c eles essa máquina do tempo existe. Só q depois qd venho embora, volto ao momento presente. Se queres que te diga a amizade fortalece e os laços n se kebraram e espero q isso nca aconteça. Quanto ao que passou, as memórias estão sempre connosco. Ninguém as tira. E a faculdade um dia fará parte desses teus pensamentos e saudades... Vais ver... :) beijo linda*

Diana Vasconcelos disse...

Não é dos momentos que a faculdade nos dá que eu não gosto...São os profs, parecem desumanos. Não cativam. Já que lá estamos ao menos podíamos ter uma relação mais próxima, só fazia bem e ainda é de graça. Não entendo mesmo o problema deles...enfim. bjs

UnfinishedSong disse...

Isso eu também não entendo. Alguns parecem não ter tido qualquer inocência, qualquer sentimento nobre... Há pessoas assim... Infelizmente.